1.5.09

Afinal, ilustração serve pra alguma coisa?

Parece uma grande imbecilidade listar as utilidades que um desenho tem para pessoas que se dizem ilustradores ou pretendem ser, mas com tantos elementos no mercado tirando o nosso foco, abaixando o nosso moral profissional, realizando argumentos cada vez mais esdrúxulos com o único objetivo de diminuir a importância do papel da ilustração como instrumento de comunicação, que eu achei de bom tom montar essa pequena lista.

É importante informar as pessoas que se uma ilustração não tivesse utilidade, ninguém contrataria um ilustrador. Portanto, se algum suposto cliente resolver diminuir o papel do seu trabalho (coisa que acontece principalmente na hora de orçar) lembre-se que ninguém gasta dinheiro com algo inútil, e quanto mais soubermos dar utilidade ao nosso trabalho, maiores serão as chances de sermos valorizados.

Tendo em mente a idéia que devemos considerar de maneira prática e objetiva a utilidade dos desenhos, eu listei onze pontos que podem ser tidos como as utilidades de para um desenho.

É uma lista que procura fugir de conceitos dificilmente compreensíveis e de explicações estapafúrdias.

Podem ser interpretadas, filosofadas e acrescentadas à vontade.

O mais importante é que pode servir como base de argumentação para qualquer pessoa ao ser questionada, embora ainda falte para esta lista um estudo pormenorizado.

- Serve como preview de ações, eventos, anúncios embalagens filmes e comerciais.
- Serve como meio de comunicação popular e também como meio de comunicação intelectual.
- Serve como linguagem segura e divertida para transmitir mensagens, conceitos e idéias.
- Serve como canal para fazer com que o ser humano materialize suas fantasias, boas ou ruins.
- Chama a atenção naturalmente para qualquer idéia, produto, conceito ou evento.
- Consegue transmitir idéias complexas sem uma única palavra e de maneira instantânea.
- Serve como guia para realizações materiais como objetos e paisagens.
- Pode transmitir sentimentos, sensações e emoções com fidelidade.
- Torna objetos, produtos e conceitos mais fáceis de ser assimilados pelas pessoas.
- Potencializa mensagens escritas e sonoras.
- Tem o poder de atrair ou repelir as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, faça sua observação, crítica ou sugestão.