Parece uma grande imbecilidade listar as utilidades que um desenho tem para pessoas que se dizem ilustradores ou pretendem ser, mas com tantos elementos no mercado tirando o nosso foco, abaixando o nosso moral profissional, realizando argumentos cada vez mais esdrúxulos com o único objetivo de diminuir a importância do papel da ilustração como instrumento de comunicação, que eu achei de bom tom montar essa pequena lista.
É importante informar as pessoas que se uma ilustração não tivesse utilidade, ninguém contrataria um ilustrador. Portanto, se algum suposto cliente resolver diminuir o papel do seu trabalho (coisa que acontece principalmente na hora de orçar) lembre-se que ninguém gasta dinheiro com algo inútil, e quanto mais soubermos dar utilidade ao nosso trabalho, maiores serão as chances de sermos valorizados.
Tendo em mente a idéia que devemos considerar de maneira prática e objetiva a utilidade dos desenhos, eu listei onze pontos que podem ser tidos como as utilidades de para um desenho.
É uma lista que procura fugir de conceitos dificilmente compreensíveis e de explicações estapafúrdias.
Podem ser interpretadas, filosofadas e acrescentadas à vontade.
O mais importante é que pode servir como base de argumentação para qualquer pessoa ao ser questionada, embora ainda falte para esta lista um estudo pormenorizado.
- Serve como preview de ações, eventos, anúncios embalagens filmes e comerciais.
- Serve como meio de comunicação popular e também como meio de comunicação intelectual.
- Serve como linguagem segura e divertida para transmitir mensagens, conceitos e idéias.
- Serve como canal para fazer com que o ser humano materialize suas fantasias, boas ou ruins.
- Chama a atenção naturalmente para qualquer idéia, produto, conceito ou evento.
- Consegue transmitir idéias complexas sem uma única palavra e de maneira instantânea.
- Serve como guia para realizações materiais como objetos e paisagens.
- Pode transmitir sentimentos, sensações e emoções com fidelidade.
- Torna objetos, produtos e conceitos mais fáceis de ser assimilados pelas pessoas.
- Potencializa mensagens escritas e sonoras.
- Tem o poder de atrair ou repelir as pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado, faça sua observação, crítica ou sugestão.