12.2.05

Inteligencia X Burrice & Ignorancia X Cultura

INTELIGÊNCIA X BURRICE E IGNORÂNCIA X CULTURA

A maior parte das pessoas costumam confundir, burrice com ignorância assim como inteligência com cultura.
Vamos definir cada um dos itens para que possamos compreender o que cada coisa significa realmente.
Ignorante é a pessoa que não tem conhecimento.
Burro é a pessoa que tem dificuldades de aprendizado.

Culto é quem tem conhecimento vasto à respeito de um ou vários assuntos.
Inteligente é quem consegue se adaptar as novas situações com facilidade, é quem tem facilidade em resolver problemas.
Portanto, é possível existir pessoas inteligentes e ignorantes ao mesmo tempo, assim como também é possível existir pessoas cultas e burras.

Isso consegue explicar porque existe tanta gente com graduação incapaz enquanto existe tanta gente sem estudo com um grau extremo de capacidade para se adaptar à sua miséria.

Aliás, uma pessoa ignorante, sente que sabe pouco e se esforça em fazer com que o seu parco conhecimento renda. Caso perceba que seu conhecimento não confere uma grande capacidade para resolver problemas, tem duas opções, ou sai correndo atrás de conhecimento em quantidade que compense a sua incapacidade intelectual ou se conforma com sua natureza e acaba de certa forma desenvolvendo sua humildade. Então nós podemos perfeitamente perceber o caráter de uma pessoa burra, se for humilde, utiliza a sua deficiência intelectual para desenvolver ainda mais a sua humildade, se for orgulhoso, irá fazer de tudo para que todos um dia se convençam de que estão errados, não percebendo que a única pessoa que precisa ser convencida é a si mesmo. Mas enfim, trata-se de um burro! Eu pessoalmente acho que a humildade é uma qualidade muito mais notável do que a inteligência.

Já quem é inteligente não se preocupa tanto se aquilo que sabe é pouco, pois com o pouco que sabe é capaz de resolver senão todos os seus problemas, a grande maioria deles. Tem uma vantagem enorme com relação aos outros, que é a capacidade de aprender sozinho, ou de expadir seu conhecimento por dedução lógica, enquanto que o burro somente expande seu conhecimento coma vida acadêmica.

Quem é inteligente, quando tem a oportunidade de aprender consegue a cada novo aprendizado abrir novos horizontes de conhecimento e perceber todo um mundo novo à sua volta, enquanto que o burro somente consegue conhecer até aonde te foi ensinado alguma coisa. O burro precisa ser culto, para que possa ser confiável, decora textos enormes e lê o máximo que consegue e somente aceita as coisas que já leu; como seu raciocínio não consegue alçar vôos muito altos e muito menos abstrair informações, costuma escarnecer das conclusões de pessoas menos cultas, mas que são mais inteligentes porque chegam à conclusões que fogem dos padrões acadêmicos, tomando as teorias desenvolvida por outros cérebros como o certo porque o outro cérebro foi a fonte da sua informação. Infelismente acaba meio que tomando emprestado a inteligência alheia, para rebater aos intelectos mais livres e fortes como uma forma de se defender da exposição de tal capacidade de raciocínio. Quem tem cultura sem ter inteligência costuma tartar as pessoa inteligentes como se fossem crianças. Quando detêm poder, se esforçam o quanto podem para garantir que todos os que estão à sua volta nunca tenham acesso ao estudo e nem a cultura, já que sabem que uma pessoa mais inteligente que ele, se tiver a mesma formação que a sua irá facilmente se sobrepor ao seu domínio.

O inteligente, se tiver cultura se tornará um gênio. Se for orgulhoso irá fazer de tudo para ser reconhecido, e como é inteligente, não terá dificuldades para que o reconhecimento público aconteça. Não costuma ter muito medo de ser dominado, pois sabe que tem capacidade. Geralmente disputa poder com outras pessoas e faz da inteligência arma para sobrepor-se perante seus concorrentes. Se for humilde, terá vontade de passar desapercebido, não fará a minima questão de mostra sua genialidade, mas acabará mostrando-a assim que começar a desempenhar alguma atividade.

Será uma pessoa que se destacará na multidão sem que pra isso faça esforço e certamente sofrerá muitos problemas com os cultos que são burros. Será um tipo de pessoa que usará a sua inteligência e cultura à serviço de todos, irá ensinar e explicar pacientemente seja lá quem for, não terá medo de ensinar, muito menos da concorrência de alguém com maior capacidade e de certa forma irá lutar para que um dia todos possam ter acesso a cultura e ao conhecimento pois se sente sufocado com abusos mesquinhos e comportamentos inconseqüentes por parte da população ignorante e explorada.

Ainda assim eu tembém prefiro no caso da pessoa inteligente quem seja humilde.
Se você analizar um pouco, de nada vale se somos inteligentes ou burros, ou se somos ignorantes ou cultos, o que realmente importa é se somos humildes.
A humildade é a qualidade que falta a qualquer um.

5 comentários:

  1. Adorei seu texto. Postei algo semelhante no meu blog recentemente. Pode dar uma olhada se quiser...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabens, nunca mais confundirei burrice com ignorancia!
    http://www.fotolog.com/eangelo

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:41 PM

    ACHEI A MATÉRIA BEM INTERESANTE, ATÉ PORQUE INCLUI COMENTÁRIOS PESSOAIS COM OS QUAIS CONCORDO. HÁ MUITAS PESSOAS QUE SÃO INTELIGENTES, MAS QUE NÃO TEM HUMILDADE E MAGOAM PESSOAS QUE ELAS JULGAM BURRAS. INFELIZMENTE NÃO SÃO CAPAZES DE PERCEBER QUE AS PESSOAS SÃO DIFERENTES, QUE POSSUEM CAPACIDADE DISTINTA. O IMPORTANTE É O QUE CADA UM FAZ PRA DESENVOLVER A HABILIDADE QUE POSSUI, SEJA ELA EM QUE ASPECTO FOR.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto... tirou um monte de dúvidas da minha cabeça. No texto só tem um problema: Infelizmente é com Z e não com S.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:15 PM

    bom tem pessoas que são bem observadoras no caso do niks quanto as palavras escritas.MAS
    tem pessoa que lê e não sabe o que esta lendo e se acha o tal este também é un objeto ddo sistema capitalista e não se toca em buscar, reciclar e ter um pouco de conhecimento e saber o suficiente para a sua pópria defesa do dia dia. achei o assunto bem interessante .

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, faça sua observação, crítica ou sugestão.