10.2.09

Sobre cores

Uma vez, me pergutaram sobre como eu faço para estudar cores, se eu uso algum princípio de teoria de cores, etc.

De certa forma, eu não faço estudo de cores porque eu já acostumei a imaginar a arte colorida antes mesmo de começar a colorir, e geralmente o resultado final é aquele que eu planejei.

Mesmo assim, é importantíssimo que as pessoas pensem bem antes de colocarem cores a rodo sem ter uma noção de como a arte deve ter em mente algumas regras básicas, as que eu costumo utilizar são geralmente as abaixo:

1- Quando você quiser que haja um resultado em que as cores sejam bastante contrastante, o ideal é saber que objetos em ambiente com luz direta do sol deve prevalecer cores quentes e objetos em ambientes com sombra devem prevalecer cores frias.

2- Quanto mais próximo o objeto estiver mais carregadas devem ser as cores

3- Em artes com cores mais amenas e sem tanto, mesmo se você trabalhar digitalmente para mídia que utiliza RGB os ambientes dentro de áreas de sombra ficam melhor caracterizadas utilizando-se uma palheta CMYK, enquanto que os ambientes em contato direto com o sol ficam melhor utilizando-se uma palheta RGB.

4- Se você estiver colorindo objetos longe devemos nos lembrar que, quanto mais afastado o objeto, mais haverá nele a presença de azul e de branco, sendo que devemos acrescentar azul geralmente para transmitir uma idéia de clima de sol e branco para transmitir idéia de frio ou chuva, o motivo disso é científico: entre o nosso olho e um objeto muito afastado de nós existem dois elementos 1-ar e 2-água. O ar por causa da Oxigênio e do Nitrogênio tem coloração azulada e a água tem coloração branca mesmo. Em dias de calor o ar tem menos humidade, ficando mais azul e em dias mais frios e chuvosos aumenta consideravelmente a humidade relativa do ar, por isso os objetos de longe se aprecem esbranquiçados. Pela manhã isso também acontece, mas por causa da incidência dos raios solares os objetos podem ficar amarelados ou rosados.

5- Quando existir algum objeto, pessoa ou detalhe que você queira destacar em uma cena, você pode alterar as regras de cores para dar maior destaque à figura, por exemplo, numa ambiente frio a ação principal de cena conter cores quentes.

Essas regrinhas são bastante interessantes, mesmo se a gente pegar conceitos sobre técnicas de pintura, também existe muito recurso legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, faça sua observação, crítica ou sugestão.