9.2.05

Com qual estilo eu vou?

COM QUAL ESTILO EU VOU?

Geralmente, os novos Diretores de Arte quando optam em fazer algum trabalho com ilustração imaginam se a ilustação deve ser em estilo de mangá, Quadrinho de Superherói ou com cara de desenho infantil.
Infelismente a grande maioria ignora a quantidade de estilos que a ilustração pode oferecer, sendo que atualmente a gama é tão extensa que podemos afirmar que a ilustração é um universo à parte. Só que inexplorado para a grande maioria.

O longo período que a propaganda brasileira passou afastada da ilustração (período esse que começou quando foram implantados os primeiros computadores nas agências e que a pouco tempo terminou), fez com que a propaganda perdesse a intimidade com a ilustração. Existem estilos para as mais variadas necessidades, estilos elegantes, modernos, tradicionais, high tech, fashion, street,estilos que combinam com as mais variadas tribos urbanas, que identificam as mais variadas classes sociais, faixas etárias e formações. Estilos mais intelectualizados e estilos mais comerciais, estilos sérios e cômicos e por aí afora.

Para que eu não fique escrevendo palavras sem exemplos mais palpáveis, recomendo aos leitores que visitem alguns sites nacionais e estrangeiros de ilustradores como o www.eatpoo.com , www.galerie-mos.nl/kraaijpoell.htm , www.shaneglines.net , www.lobaton.com.ar , www.anry.ru/eng , www.artunframed.com , amandamorley.com , www.jamesshepherd.com , www.artbyfeng.com , www.jeffvictor.com , www.montalvomachado.com.br , www.jlbenicio.com.br , www.tuco.art.br , www.flaviormota.kit.net e associações de ilustradores como www.sib.art.br , www.illustratorspartnership.org , www.theaoi.com , www.tupixel.com.br , www.ai-ap.com , www.theispot.com , www.illustrationscotland.com

Estes exemplos servem como uma pincelada do universo da ilustração. O ilustrador, como todo fornecedor é um profissional que tem como objetivo solucionar problemas que não podem ser solucionados através de foto, e não é só problema de orçamento, mas problema de ambientações, conceitos e linguagens que as fotos, mesmo com tanta capacidade de manipulação como existe atualmente, não são capazes de atingir.

Algumas ilustrações dão agilidade e poupam custos, como o caso de manchas e storyboards, outras inserem o consumidor num universo que pode ser infantil, psicodélico, extremamente engraçado ou apenas clássico. Além do mais, muitos estilos são criados exclusivamente para solucionar problemas que um cliente tenha para vender um produto ou transmitir uma idéia.

Se você conhecer os recursos que a ilustração pode te oferecer, poderá ter a chance de inovar mais, se comunicar melhor, ser mais criativo, terá soluções novas e criará novas tendências, linguagens e necessidades. Sem contar que no momento em que você pensar em utilizar ilustração em uma campanha não irá ficar na dúvida se a ilustração deverá ser feita com o estilo de mangá ou estilo de Quadrinho de Superherói.

Você terá uma dúvida maior, mas terá muitas soluções possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, faça sua observação, crítica ou sugestão.