31.10.12
Reflexão Política/Educação
A camada dominante do nosso país a partir de 1964, logo depois do golpe de estado, chegou a uma solução aparentemente milagrosa para controlar a massa: acabar com a qualidade da educação do país. Assim o povo emburrece e uma população burra se controla fácil.
O problema é que nada no mundo é previsível com 100% de certeza. Hoje em dia muitos dos que iniciaram esse processo está cada vez mais fora do círculo do poder. Os outros que desde então assumiram o controle do país acharam a idéia muito boa e ainda hoje pouco se fez para melhorar a qualidade da educação.
Em alguns casos, o esforço na área da educação foi pra piorar mais ainda a sua qualidade. Hoje em dia a porcaria educacional é informatizada, com internet e acesso ao Facebook para que os alunos tenham a ilusão de que aprendem, tomando seu tempo com discussão de banalidades. Atualmente é fácil ver que as pessoas valorizam demais a presença de computador, tablet e mais um monte de porcaria, como projetor e DVD em sala de aula, baixam trabalhos inteiros da internet sem sequer se dar ao trabalho de mudar a fonte da letra, pegam apresentações de powerpoint em seus pendrives e nunca irão sequer abrir essas porcarias, mas terão uma infinidade de arquivos em seus backups.
Em compensação, se vê cada vez menos as pessoas preocupadas em saber o real conteúdo das matérias, em discutir, em questionar, em procurar soluções, em ser lógicos e perceber que lógica é uma coisa universal, uma vez aprendido se utiliza em todos os campos do conhecimento com eficácia. Mas como sempre, nada é 100% previsível e o emburrecido povo continua não obedecendo as tentativas de condução cega daqueles que se consideram esclarecidos, que (ironia do destino), por total falta de parâmetros do que vem a ser realmente um assunto de qualidade, cada vez mais se emburrece também por não mais encontrar incentivo intelectual e assim mergulhamos numa nova idade média, em pleno século XXI...
Nesses quase 40 anos de vida eu já cansei de ver as pessoas gastando horas discutindo como se estivessem correndo atrás do rabo sem conseguir sequer vislumbrar soluções que são óbvias, por total falta de capacidade de perceber as coisas a sua volta. Muitas discussões ainda hoje não terminaram e outras tantas foram até esquecidas por total falta de capacidade de perceber suas soluções.
Para piorar, as pessoas ao ler relatos como esse que eu estou fazendo, ao invés de despertar suas consciências e se esforçar para sair de seus círculos viciosos, se sentem ofendidas e preferem me atacar. Esse último caso remete ao clássico conceito da besta: animais tão irracionais que avançam até mesmo sobre aqueles que irão alimentá-los, e por isso mesmo são seres incapazes de serem domesticados.
E para tornar todo o cenário ainda mais bestial, você percebe que todos aqueles que se esforçaram das tripas coração para tornar nossa sociedade tão lastimável, depois de uma vaga sensação de poder e superioridade, percebem o quanto tudo isso é frágil, pois um belo dia a morte vem e nada mais resta, senão apenas um campo intelectualmente devastado e um ingênua infelicidade de pessoas que, embora ignorantes, ainda tem esperança de que, em algum momento serão libertos de sua pobre condição.
Mas como nada é eterno, tudo isso um dia será passado e o esforço para dominar o outro será completamente em vão assim como toda a superficial superioridade de nossos líderes.