1.2.11

Politicagem

Pergunta: Você não acha que o que está a politicagem no meio profissional dos ilustradores está acabando com o mercado?

Resposta - err.. não sei se eu entendi direito. Mas vamos ver...

Política é a arte da convivência entre as diferenças, basicamente.

No entanto, quando cada ser diferente se acha o dono da razão e da verdade, a política vai tomando uma cara agressiva, injusta.

Existem pessoas no nosso meio que interpretam o mercado com pontos de vista diferentes, alguns divergem sobre como fazer para resolver os problemas em nosso meio, outros divergem até mesmo sobre quais seriam esse problemas.

Política, se a gente prestar atenção, é algo tão presente na vida do ser humano quanto o ar que ele respira.
E inerente ao convívio social, e o ser humano é naturalmente um ser social.

Por isso política não é algo fatalmente ruim, pois através da política se desenvolveram as normas de convívio, de conduta, de ética e tudo mais.

O problema está não na política mas no egocentrismo, aonde as pessoas acham que a liberdade sua é mais importante do que a liberdade do seu próximo, a sua opinião é melhor do que a opinião do seu próximo.

A base da boa política está baseada nos três pilares que se transformaram o lema da Revolução Francesa de 1789: liberdade, igualdade e fraternidade.

Nenhuma dessas três é mais importatne que a outra, todas são igualmente importantes e nada é mais importante do que as três juntas.

São princípios como esses que devem nortear a política em qualquer meio, profissão, atividade, economia e tudo mais.

Desde que orientados de maneira a respeitar os limites e regras básica de civilidade e interesse ao bem comum, a política deixa de ter o aspecto biabólico que conhecemos para se transformar em instrumento destinado a evolução da sociedade com justiça.

Por isso mesmo eu acho que a política em nosso meio é antes de mais nada, uma necessidade. Só que como a poítica é potencialmente uma arma muito poderosa, deve ser manuseada com cuidado e responsabilidade.

As pessoas que se fazem valer desse recurso precisam aprender a não ser engolido pelas tentações e a vertigem que o poder tras.

Em todo caso, pior seria ficar livre dela, pois que é algo impossível, sem contar que pessoas que detestam política apenas permitem que aqueles que querem ter a liberdade para politicamente fazer o que bem entenderem, sem limites covivam num ambiente aonde as maneiras erradas de prática política sejam combatidas.