6.9.05

Ilustração Tapa Buraco

Quem nunca teve alguma experiência com clientes que procuram um ilustrador para fazer um trabalho porque eles não tem verba para usarem foto? Na minha opinião nenhum ilustrador deve pegar um trabalho assim. E se pegar está contribuindo para o agravamento de toda a problemática que já existe no universo da aplicação da ilustração no mercado.

Mesmo porque o cliente não quer uma ilustração, ele quer foto. Ao pegar esse trabalho você dá ao cliente a noção cada vez mais forte de que ilustração é tapa buraco e algo incômodo, do tipo "dos males o menor".

Outra coisa, uma ilustração TEM que servir para ajudar o cliente a ganhar mais dinheiro, TEM que dar retorno. Se não der retorno, então o responsável é você que ilustra, pois você é mal sucedido e não é competente. Isso independente de um ilustrador desenhar bem ou não, ter técnica ou não.
Ilustração agrega valor ao produto, e o valor cobrado pelo ilustrador é compatível com o valor a ser agregado. Se o cliente não tem dinheiro para a ilustração, então ele terá a eficácia que a verba dele permitir.

Ninguém pede uma ilustração somente porque gosta de desenho ou pra fazer caridade pra ilustrador. É negócio, Business! É investimento.
Se o "ilustrador" não conhece o emprego comercial do que faz, ou acha que ilustração é um paliativo sem importância, ou acha que o cliente que te pedir um trabalho pede porque gosta de desenho ou pede pra fazer caridade pra você, não é profissional. Ou melhor, o ilustrador que pensa assim é um perigo para a profissão, é um cara que acaba com a profissão, é um cara despreparado e que deve voltar a lavar pincel em estudio de ilustrador de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, faça sua observação, crítica ou sugestão.