19.11.08

Legado Bush

É curioso ver atualmente como em oito anos muita coisa pode mudar no mundo. A visão com que vemos os EUA é um belo exemplo disso.

Antes da besta do Bush assumir o poder e utilizar a presidência para dar um presentinho para o pai (isso é tão pouco profissional) como evidência de que ele utilizou um cargo como o da presidência dos Estados Unidos para mostrar ou provar alguma coisa para o papai; eu mesmo tinha uma visão geral dos Estados Unidos bastante positiva, embara não tanto amistoso pelo histórico que os EUA tem pelos anos de abusos em nível global.

Quando o cara entrou no governo, pela forma como a coisa aconteceu, a impressão que me dava era de que alguma coisa irá desandar...

Só não sabia que desandaria tanto.

De lá pra cá o que rolou no mundo?

- Um presidente chegando ao poder por meios pouco confíaveis
- Dois arranha céus a menos em Nova York
- Uma invasão injustificada, aonde somente os americados até agora não conseguiram colocar os seus neurônios para funcionar e perceber que a única coisa que foi procurada no Iraque era petróleo
- Motivos e mais motivos para terroristas detonarem o mundo
- A implosão do sistemafinaceiro mundial
- Muita miséria e desemprego
- A possibilidade de ter GM, Chrysler e Ford dentre as empresas falidas
- Dar a todos os habitantes no planeta a certeza de que Bush é realmente um imbecil

Esse é o legado de oito anos de governo Bush.

O curioso é que tanta gente chama o Lula de burro, mas vejam como o nosso burro é mais inteligente que o burro da américa do norte: enquanto a economia mundial afunda a nossa economia somente está se enfraquecendo por causa da grande cagada que aconteceu na economia americana, por que até então a economia estava bastante vigorosa, para desespero do pessoal que dizia que em menos de um ano com o Lula no poder o país estaria no caos.

Para um presidente sem preparo o desempenho dele é de causar inveja, e vejam que o Bush pelo menos tem ensino superior.

Eu sempre achei que no brasil um canudo de ensino superior não siginfica nada, mas com esse desempenho medonho do "home" eu começo achar que ter um canudo não é lá muita vantagem em nenhum lugar do mundo.

Mas como eu não ganho nenhum centavo para defender Lula ou quem quer que seja, voltemos ao assunto Bush, que pelo menos diverte.

É inegável como a imagem que temos do EUA de um modo geral atualmente é negativo. Eu particularmente vejo que até o começo dos anos 80 os EUA tinha uma imagem bastante positiva, influenciava a muitos não somente passando uma imagem de superioriade, mas de superioridade merecida.

Aos poucos essa imagem foi dando lugar a uma imagem de superioridade conquistada com sofrimento de muita gente, gente essa logicamente não americana.

Depois disso, a noção de superioridade começou a dar lugar a uma certa dúvida, será que eles são superiores mesmo?

Logo depois, a minha idéia sobre os EUA era de que trata- se de um país sem muito atrativo para mim.

Depois disso a imagem que eu tinha era que, embora os EUA não fosse uma Brastemp, pelo menos tinha uma economia forte.

Quando entrou o Bush no poder, a imagem que eu pessoalmente tinha dos EUA de repente minguou. O que os EUA são para mim hoje?

... talvez uma tristesa...

Pelo menos um legado positivo o governo Bush deixou:

De que pela primeira vez na história um negro irá governar o país mais poderoso do mundo e quem sabe depois disso a américa possa a vir aquilo tudo que ela sempre quis ser e dizia ser, mas que nunca foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, faça sua observação, crítica ou sugestão.