21.6.06

Sete Pontos

Existem, graças à Deus, muito fóruns e espaços para se discutir a ilustração atualmente. Sem sombra de dúvidas, é justamente a criação desse tipo de espaço que permite que aprendamos sempre mais.

Enquanto isso, algumas pessoas se sente meio que incomodados com as discuções que desses espaços são geradas. Muitas vezes defendendo o alto nível de um determinado grupo.

Esquecem-se que é justamente a liberdade destes espaços que permitem discussões entendimentos e, acima de tudo, aprendizado. Sem contar que as pessoas costumam não refletir a respeito de muito pontos polêmicos e não percebem que com um pouquinho de bom senso, muita coisa da para se aprender.

Foi com intuito de esclarescer alguns pontos como os já descritos que eu enumerei sete pontos, que estou reproduzindo abaixo:

1-Mesmo sendo amador, um desenhista quando procura um grupo, um amontoado de outros desenhistas é porque quer, de alguma forma deixar de ser amador para se profissionalizar. Ele busca informação, conhecimento, troca de experiências.

2-Fazer um trabalho em troca de divulgação é a maior MENTIRA que eu já ouvi até hoje. Divulgação somente existe quando tem uma exposição pública grande, só que para isso acontecer um cliente terá um produto muito importante em jogo e terá que se cercar de algumas garantias de que o investimento global não ocorrerá nenhum tipo de "ameaça" por parte de algum "aspirante". Um novato não tem experiência para garantir um mínimo de retorno para um cliente, e nenhum cliente que tenha um produto com necessidade de exposição (portanto, de retorno financeiro) vai ser louco de correr um risco desnecessário. Vai preferir um profissional e vai preferir pagar por isso. Quem pede trabalho na faixa pra iniciante não tem sequer certeza que seu trabalho será visto e nem tem obrigação de retorno, é um franco atirador no escuro.

3-Quem trabalha na faixa, está diminuindo a àrea de atuação do mercado dito "oficial", está viciando clientes a jamais quererem pagar por um desenho, porque cliente não pensa com o coração, pensa com o bolso, isso vai pra planilha e em geral tema mentalidade que de diminuirem cada vez mais os custos e aumentar os lucros. Uma vez que a ilustraçao não gera custo, ele jamais irá aceitar um dia voltar a ter custo por algo que a muito tempo tem acesso gratuito. Quem deixa de ganhar é somente o desenhista, porque o cliente continua tendo retorno pelo desenho feito na faixa.

4-Trabalho com valor baixo exige um custo de produção baixo, o que significa que você será obrigado a piorar a qualidade do material usado, terá a obrigação de trabalhar mais e mais rápido para conseguir o mesmo ganho que tinha anteriormente, correndo o risco de piorar também a qualidade do seu trabalho, diminuindo as chances do seu trabalho dar retorno ao seu cliente.

5- É bom lembrar que quando tentamos subverter uma cadeia produtiva, ela tende a se rearranjar de forma a encaixar todos os seus elementos de acordo com aquela nova situação. Isso significa que dependendo do que você quer alterar no mercado pode produzir um círculo vicioso ou virtuoso. A partir do momento que a sua idéia é deixar algum elo da cadia produtiva mais fraco, o sistema se encarrega em estirpar este elo com o tempo, porque elo fraco não ajuda uma corrente a ser forte.

6-Quem não quer cobrar para fazer um desenho deve ter a consciência que não pode entrar no mercado, nem pelas portas dos fundos. Deve compreender que desenha por si e para si, somente. À partir que alguém te pede algo e você aceita fazer por um prazo ou mediante qualquer tipo de parâmetro, você automaticamente está no mercado. Ser profissional ou não só depende de você.

7- Essas discussões são importantes, não devemos nunca perder a oportunidade de confrontar as idéias. Algumas pessoas podem querer um fórum declaradamente profissional para que as pessoas com menor informação não atrapalhem e, dessa forma não aprendam, outras podem querer um fórum puramente amador, somente para não ouvir os puxões de orelha das pessoas mais esclarescidas e verem seu orgulho e vaidade feridos, ao mesmo tempo impedindo que os demais aprendam e se informem.

Resumindo: do jeito que está é do jeito que deve ser, porque pessoas sem informação sempre irão existir, pessoas com mais consciência também, e pessoas que não querem de jeito nenhum evoluir vão existir somente enquanto houver a predisposição para se limitar discussões e esclarescimentos.

6.6.06

Vai comecar com a politica de novo?

A algum tempo eu comecei a receber e-mails de amigos/conhecidos/desconhecidos que, sob a sincera intenção de guiar minha cabeça e o meu voto, sendo que a disputa eleitoral ainda nem começou e a coisa mais desgastante que existe em época de eleição, é a eterna disputa de pessoas que não respeitam o direito que cada um tem de escolher o que quiser, da forma como bem entender, e fica a qualquer custo, apontando defeitos e podres deste ou daquele político, como se houvesse algum santo metido em política.

Pois bem, hoje eu recebi uma dessas mensagens, e, independente de conter uma informação verdadeira ou não, eu percebi que é de alguém que nunca se apresentou para mim, nunca me perguntou qual é a minha opinião e nem qual é a minha visão política, mas claramente quer conduzir a minha consciência.

Eu tomo a liberdade de reproduzir abaixo a mensagem de resposta que eu envie, já avisando que toda ou qualquer pessoa que tenha o mesmo interesse, irá receber essa mesma mensagem como resposta, se não receber mesagem pior, porque chegar até cada um de nós nos obrigando a pensar como cada um quer é o cúmulo de falta de respeito e de falta de democracia.

Segue abaixo a resposta enviada:

Caro amigo, ou amiga. Enfim não sei ao certo quem é você.

Eu andei percebendo que já a algum tempo venho recebendo seus e-mails e de um tempo pra cá venho notando uma forte inclinação sua em me convencer à respeito das minhas convicções políticas.

Talvez você não saiba, mas de política eu entendo e bem mais do que gostaria, e sei que nem este, ou aquele é o santo que diz ser. Muito menos que exista alguma corrente política detentora da verdade ou do real interesse em defender a população.

Durante quase uma década utilizando a Internet, já veio até minha mãos as vai variadas denúncias e informações dos mais variados podres dos mais variados políticos, de forma que, se eu levasse em conta todos eles, me tornaria algum tipo de terrorista que não teria outro objetivo na via que não fosse o de acabar com toda essa corja.

Acontece que política é uma coisa inerente à condição humana e todos nós nela estamos inseridos, não adianta renegar algo que, queiramos ou não afetam a nossa vida diretamente.

Só que denúncias, reclamações, comentários e principalmente, a clara intenção de conduzir a consciência alheia além de ser algo para mim desrespeitoso é criminoso e tão vil quanto qualquer abuso de poder.

A minha intenção e acredito que de muitos que recebem suas mensagens é de participar, mas conscientemente, com respeito, lógica, bom senso e principalmente, DE MANEIRA POSITIVA, ou seja vendo o que de bom esta ou aquela corrente política pode trazer para cada um de nós porque podridão é algo que todos igualmente possuem e que nem vale a pena ficar expondo, mesmo porque os problemas inerentes a cada cidadão deste país continuará existindo e não será resolvido com bate boca e denuncismo, mas com trabalho sério e participação em coisas que realmente geram resultados e não brigas pessoais ou ideológicas.

Portanto, meu caro amigo, ou amiga; eu peço que antes de enviar esse tipo de mensagem, reflita se realmente seu intuito é o de contribuir ou de confundir, pois para mim, esse tipo de mensagem só trás mais desprezo e aversão por pessoas que eu nitidamente sinto quererem conduzir a minha consciência, e principalmente, o meu voto.

A base de toda democracia é o respeito e harmonia entre as partes, disputas e interesses são apenas aparatos que nos desviam do foco principal de toda questão política.

Agradeço desde já com a sua compreensão e conto desde já com a sua colaboração.

[]'s
Flavio Roberto Mota

Ilustrador
11 3276 2956
11 8357 6856
http://www.flaviomota.com.br
http://ph0bia.blogspot.com
ICQ 61641833
AIM flaviormota
MSN flaviormota@hotmail.com

3.6.06

Mensagem de um iniciante e suas consequencias

Esta semana rolou uma coisa, que ao meu ver foi muito importante pois mostra a atual mentealidade dos iniciantes, além do seu completo despreparo para entrar na profissão de ilustrador.

Na Ilustrasite, um iniciante enviou um e-mail e nesse e-mail ele contava o seu ponto de vista, que na verdade é a trasncrição da mentalidede de muitos iniciantes.

Muitas foram as respostas, todas muito boas, com muita argumentação importante, eu recomendo a todos, se puderem entrar na ilustrasite, vejam as resposta pois muito há o que se aprender sobre o assunto.

Na seqüência eu reproduzo a mensagem do rapaz, ocultando sua identificação e em seguida a minha respsota, que foi somente um das respostas, que choveram na cabeça do rapaz.

Vamos à mensagem:

OI. EH A PRIMEIRA VEZ QUE EU FALO AQUI MAS ESTOU
CONFUSO COM ESSA HISTORIA.

SE O MERCADO EH LIVRE INICIATIVA CADA UM NAUM PODE
COBRA O QUE QUER?
PRA MIM 400 REAIS PARA FAZER UM DESENHO TAH BOM
DEMAIS. ESTOU DESEMPREGADO AGORA MAIS NO ULTIMO
EMPREGO EU GANHAVA SOH UM POUCO MAIS QUE ISSO E
AINDA TINHA QUE FAZER MUITAS COISAS QUE EU NAUM
GOSTAVA. GOSTO MUITO MAIS DE DESENHAR E ERA MAIS
FELIZ SE SOH FIZESSE ISSO NA VIDA. SE FIZER 10
DESENHOS DESSES POR MES EU GANHO 4000! ACHO QUE
MEUS PROFS DA FACU NAUM GANHAM ISSO.

VI ALGUEM QUE EU NAUM LEMBRO QUEM DIZER ALGUMA
COISA DE NAO-ETICO COBRAR MAIS BARATO E TAMBEM
NAUM CONCORDO PORQUE ATEH OS SUPERMERCADO
FAZEM PROMOCAO. A PESSOA ESCOLHE ONDE COMPRAR
NAUM SO PELO PRECO MAIS O PRECO EH UM ATRATIVO.
PORQUE QUE EH NAO-ETICO EU IR PROCURAR OS
CLIENTES DOS OUTROS E OFERECER UM PRECO MAIS
ATRAENTE? SE MEU DESENHO FOR BOM PRA FIRMA E A
FIRMA QUIZER DEIXAR O OUTRO PRA TRABALHAR COMIGO
QUAL EH O PROBLEMA? SE EU COBRAR UM POUCO MAIS
BARATO EU SOU NAO-ETICO POR CAUSA DISSO? PROIBIR
ISSO DE COBRAR MAIS BARATAO QUE O OUTRO NAUM EH
CONTRA A LIVRE INICIATIVA?

DESCULPA A ESTENSAO DO MAIL

XXXX.


Resposta:

Xxxx,
Eu lamento muito se esta é a sua mentalidade, infelismente o mercado sofre
do empobrecimento e do emburrecimento por causa de pessoas que pensam
exatamente assim, a diferença é que você é um iniciante, e tem muita gente
que ainda pensa assim e já não é mais moleque.

Você pode achar R$400,00 uma boa grana, porque certamente quem paga as suas
contas sejam os seus pais, você não deve se preocupar com conta de água,
luz, aluguel, compra do mês, escola, telefone, internet, e todo o resto.

Certamente seu estúdio deve ficar no quarto da sua casa com uma pranchetinha
comprada pelo pai, se é que você tem prancheta, com um computador comprado
pelo pai, um scanner comprado pelo pai, uma impressora comprada pelo pai,
internet paga pelo pai, com certeza você não paga aluguel e não paga por
nenhuma de suas alimentações.

Só pra você ter uma idéia, um profissional paga só de contador, em média
R$350,00, mais uns 10% de imposto em média, se for pessoa jurídica ou 30% se
for pessoa física.

Gasta também de 80,00 a 120,00 de internet, mais o mesmo valor de conta de
telefone, mais água, luz e gás, e aluguel, isso tudo como custo de estúdio,
não de casa.

Pra você ter uma idéia, o meu estúdio tem um gasto mensal médio de
R$1800,00, isso se eu não levar em conta material de desenho, que cada vez
que eu compro gasta uns R$400,00 em média.

Mais o assistente, faxineira, sem contar nas contas da minha casa, que
correm por volta de uns R$2000,00, isso porque eu não tenho filhos.

Seu pais, se bobear, gastam isso com você, mas você sequer tem idéia disso.

Faça uma conta rápida: você vai ver que facilmente R$4000,00 não dá nem para
o começo.

Se eu precisar imprimir meu portfolio, sabe quanto isso irá me custar? E
para fazer um trabalho, muitas vezes se gasta com gasolina, algumas vezes a
gente precisa até pagar viagem, fotos, pesquisas, à vezes é preciso depender
de outro profissional, que custa dinheiro.

Desenhar não é coisa de moleque não.

Não pensa que é montar um PC xing ling de R$600,00 e comprar programa pirata
da Santa Efigênia.

Você sabe quanto custa um Photoshop?

Se você meche com 3D, tem noção de quanto custa um Maya?

Você sabe quanto custa uma máquina que agüente rodar esse tipo de programa?

Se o padrão fosse o seu precinho de R$400,00 todos nós teríamos de nos
separar das nossa esposas, voltarmos para a casa de nossos pais, montarmos
um estudiozinho no quarto com tudo pago pelo pai e vivermos todos como
hippies ou moleques.

Você acha que se cobrar R$400,00 por ilustração, vai ter condições
financeira de estudar, se profissionalizar?

Vai poder abrir empresa?

Vai poder algum dia casar, ter a sua própria casa?

E filhos, você pensa em algum dia tê-los? Se pensa nisso, é melhor tirar o
cavalinho da chuva.

Você acha que o seu cliente, por mais camarada que seja vai algum dia querer
pagar mais do que R$400,00 por uma ilustra se você sempre cobrou só isso?

No dia que você precisar ganhar mais, você vai acabar perdendo o seu
cliente, isso sim. Eu falo isso com conhecimento de causa.

Você não foi o primeiro que se iludiu, eu gostaria que fosse um dos últimos,
mas parece que não será por aí.

Seu cliente, no dia que ele perceber as suas intenções, irá te dar um belo
pé na bunda e vai procurar outro trou... quer dizer, outro bom talento
iniciante.

Você pode não saber, mas ao pensar e agir assim, pode estar sepultando o seu
futuro profissional desde já. Já pensou que o seu trabalho pode custar
tranquilamente R$4000,00 ao invés dos míseros 400 que você insiste
espertamente em querer cobrar? E você ainda se acha esperto...

Ou tem síndrome de coitadinho, acha que não merece ganhar tanto? Eu mereço,
ganhar até mais, nesse ponto não sou nem um pouco humilde. E sabe porquê?
Porque se EU não me der valor, ninguém irá fazer isso por mim. Ser humilde
não é querer viver na miséria, isso é doença, é problema que só se resolve
com internação.

Autoestima é essencial para a sobrevivência que qualquer pessoa, ser humilde
é tratar a todos com igualdade e não querer se auto flagelar.

Você pode continuar achando que o lance é cobrar quatrocentinho memo!
Imagine só que você estará se aprisionando por esse patamar pelo resto de
sua vida.

Se você acha que cobrar mais está muito acima dos seus padrões, seja vivo,
cobre, ganhe, viva bem, progrida, ajuda sua família se for possível, estude,
mereça, se profissionalize, crie vergonha na cara de uma vez por todas e
aprenda que a sua profissão, ao contrário do que se diz por aí, pode te dar
um bom dinheiro e te permitir fazer e viver coisas que muita gente não
consegue.

E não tenha vergonha disso tudo!

Dê graças à Deus por ter escolhido uma profissão abençoada como essa e deixe
de querer ser o coitadinho, sendo que pra isso você pode acabar com muito
pai de família; seja responsável, não seja egoísta.

Se você, por alguma razão achar melhor não ter uma profissão que possa te
pagar bem, então vai trabalhar de catador de papel, Office boy, moto boy,
bóia fria, sei lá, mas, de uma vez por todas, não queira transformar uma
profissão que tem tanta responsabilidade (embora muitos não compreendam
assim) em uma simples "coisa" sem a mínima importância e sem futuro.


[]'s
Flavio Roberto Mota

Ilustrador
11 3276 2956
11 8357 6856
http://www.flaviomota.com.br
http://ph0bia.blogspot.com
ICQ 61641833
AIM flaviormota
MSN flaviormota@hotmail.com